Multiculturalismo - Relações Étnico-Raciais
C. R. Rubim, 03/03/21.
Ouso dizer, com as minhas palavras, aquilo que meu mestre maior disse em São Mateus 15:11: pecado é aquilo que sai da boca do homem e vai contaminando as outras pessoas.
As palavras tem força e poder de mudar valores.
Cabe ao ser humano aprender a respeitar e ter incutido no seu ser códigos éticos de conduta com palavras de respeito ao próximo.
Os seres humanos crescem a partir do interior se edificando, com a ajuda da Graça, o Sensus Fidei, o instinto que recebemos através do nosso Batismo, onde crescem na virtude da temperança, aonde se aprende a perfeição da caridade e se aprende aquela capacidade de se colocar no lugar do outro e olhar o próximo da mesma forma que Deus olharia para ele, não falando palavras que magoam e diminuem um ser humano.
Meu ponto de vista é que o Querigma (primeiro anúncio) é fundamental para todos.
A Graça de Deus , O Mistério é o caminho.
A cultura mundial está presente e se sobressai na Igreja Católica, em todo o território nacional, até mesmo no menor vilarejo da Amazônia, pois o mesmo ritual litúrgico que é celebrado em qualquer lugar do mundo é celebrado ali, entre as casas de maioria de madeira, ruas de terra, sem asfalto e em uma bela Igreja de madeira.
Como diz no manual do bom Teólogo católico Convém que a celebração da liturgia tenda a exprimir-se na cultura do povo em que a igreja se encontra, sem submeter-se a ela. De outra parte a liturgia mesma é geradora e forma culturas
CIC - 1207.
Me ative a esse pormenor pois é importante para reforçar meu ponto de vista de que a igreja tem o poder de mudar a mentalidade através da conversão. A metanoia, a mudança de mentalidade.
Aqui no recôndido paraense, por ex, se percebe a discriminação social presente na forma pejorativa que alguns moradores se referem aos maranhenses
. Aqui predomina a agricultura e tem grandes fazendas fornecendo trabalho e vem pessoas de várias regiões do Brasil em busca de uma vida melhor. E vem também pessoas do Estado do Maranhão. Já ouvi expressões como maranhenses não gostam de trabalhar
, se tiver um saco de farinha maranhense passa o dia todo na beira do rio
. E alguns quando conhecem um maranhense perguntam em forma de brincadeira de mal gosto: Você é lá de Codó?
Posteriormente descobri que Codó é uma cidade do Maranhão que foi desbravada por afro descendentes e é considerada a terra da macumba
. Ou seja, classificam as pessoas de um estado todo com o mesmo olhar e transmitindo esse preconceito a outras pessoas. E na experiência cotidiana também, se percebe que quem veio de outras regiões do país, também recebem algumas brincadeiras de amigos da região que vieram, que comprovam uma mentalidade preconceituosa, quando os interpelam com perguntas do tipo" Já mataram algum dinossauro aí hoje? Ou "-O filme lançado aqui no ano passado já chegou aí?
E uma expressão da diversidade cultural brasileira manifestada no sul do Pará é o tereré, pois o local foi desbravado por paranaenses que trouxeram essa tradição para cá e as famílias e amigos se reúnem nas áreas das casas para tomar tereré. E a pergunta -Vamos tomar tereré?
é uma forma de expressão da cultura do povo da citada região.
E quanto a xenofobia local contra os maranhenses o caminho é sabermos que saímos do mesmo local, e somos participantes do mesmo Mistério, em Cristo Jesus, que estava em tudo e em todos desde o princípio.
A boca fala daquilo que o coração é cheio e a mudança de mentalidade só é possível se todos nós brasileiros termos a mesma mentalidade, o mesmo pensamento, através da religiosidade, sendo assim a Instituição Católica Apostólica Romana se propõe o papel de unificar as diversidades culturais e criar unidade em meio às tendências contrárias ao pensamento de respeito ao próximo. Mudando a cultura de que um ser é inferior ao outro. Sendo possível através do Espírito Santo presente na Igreja Católica com a graça de Deus. E quanto a xenofobia local contra os maranhenses, o caminho é a conscientização de cada um que saímos do mesmo lugar. Somos parte do mesmo Mistério.
Lembrando que o Brasil foi descoberto em 1500 e que os nossos antepassados vieram migrando dos mesmos locais.
Quem crê na Teoria de Darwim
vê que somos parentes dos mesmos ancestrais. Ou quem crê em Deus, como dizia São João Paulo II, -Darwim
não basta para explicar a origem do homem. Quem crê que somos descendentes de Adão e Eva, defende a conversão para enxergar o próximo com o mesmo amor que Deus o enxergaria. Com a mesma medida que uma pessoa mede, será medida. Palavras de respeito gera respeito. No entanto, a Teologia e as autoridades religiosas encorajam um diálogo franco e respeitoso com os saberes e a cultura científica do nosso tempo.
Eu fico com aquilo que o meu mestre maior disse Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida
revelado na fonte primitiva.
Etimologicamente o caminho é através do Querigma pois sabemos que todo homem é capaz de Deus e foi colocado no coração do homem o desejo de conhecê-lo, como disse Santo Agostinho.
A palavra de Deus e seu sopro estão na origem do ser e de toda criatura. O Sensus Fidelium, a apreciação sobrenatural da fé por parte de todo o povo, nos revela isso. Somos todos membros do Corpo Místico do Criador.
Dependemos uns dos outros. A palavra tem força para mudar mentes. A Liturgia da Igreja é geradora e formadora de culturas e assim a cultura formada seria de que somos iguais, não importa o formato e aparência que nosso corpo têm. Todos nascemos com a semente de Deus, mas alguns o aceitam e outros não, pelo livre arbítrio.
Os psicólogos dizem se assuma e Jesus Cristo diz: me assuma e eu te darei a Paz. Ver o próximo com os olhos de Deus, como irmãos.
Referências
Ouso dizer, com as minhas palavras, aquilo que meu mestre maior disse em São Mateus 15:11: pecado é aquilo que sai da boca do homem e vai contaminando as outras pessoas.
As palavras tem força e poder de mudar valores.
Cabe ao ser humano aprender a respeitar e ter incutido no seu ser códigos éticos de conduta com palavras de respeito ao próximo.
Os seres humanos crescem a partir do interior se edificando, com a ajuda da Graça, o Sensus Fidei, o instinto que recebemos através do nosso Batismo, onde crescem na virtude da temperança, aonde se aprende a perfeição da caridade e se aprende aquela capacidade de se colocar no lugar do outro e olhar o próximo da mesma forma que Deus olharia para ele, não falando palavras que magoam e diminuem um ser humano.
Meu ponto de vista é que o Querigma (primeiro anúncio) é fundamental para todos.
A Graça de Deus , O Mistério é o caminho.
A cultura mundial está presente e se sobressai na Igreja Católica, em todo o território nacional, até mesmo no menor vilarejo da Amazônia, pois o mesmo ritual litúrgico que é celebrado em qualquer lugar do mundo é celebrado ali, entre as casas de maioria de madeira, ruas de terra, sem asfalto e em uma bela Igreja de madeira.
Como diz no manual do bom Teólogo católico Convém que a celebração da liturgia tenda a exprimir-se na cultura do povo em que a igreja se encontra, sem submeter-se a ela. De outra parte a liturgia mesma é geradora e forma culturas
CIC - 1207.
Me ative a esse pormenor pois é importante para reforçar meu ponto de vista de que a igreja tem o poder de mudar a mentalidade através da conversão. A metanoia, a mudança de mentalidade.
Aqui no recôndido paraense, por ex, se percebe a discriminação social presente na forma pejorativa que alguns moradores se referem aos maranhenses
. Aqui predomina a agricultura e tem grandes fazendas fornecendo trabalho e vem pessoas de várias regiões do Brasil em busca de uma vida melhor. E vem também pessoas do Estado do Maranhão. Já ouvi expressões como maranhenses não gostam de trabalhar
, se tiver um saco de farinha maranhense passa o dia todo na beira do rio
. E alguns quando conhecem um maranhense perguntam em forma de brincadeira de mal gosto: Você é lá de Codó?
Posteriormente descobri que Codó é uma cidade do Maranhão que foi desbravada por afro descendentes e é considerada a terra da macumba
. Ou seja, classificam as pessoas de um estado todo com o mesmo olhar e transmitindo esse preconceito a outras pessoas. E na experiência cotidiana também, se percebe que quem veio de outras regiões do país, também recebem algumas brincadeiras de amigos da região que vieram, que comprovam uma mentalidade preconceituosa, quando os interpelam com perguntas do tipo" Já mataram algum dinossauro aí hoje? Ou "-O filme lançado aqui no ano passado já chegou aí?
E uma expressão da diversidade cultural brasileira manifestada no sul do Pará é o tereré, pois o local foi desbravado por paranaenses que trouxeram essa tradição para cá e as famílias e amigos se reúnem nas áreas das casas para tomar tereré. E a pergunta -Vamos tomar tereré?
é uma forma de expressão da cultura do povo da citada região.
E quanto a xenofobia local contra os maranhenses o caminho é sabermos que saímos do mesmo local, e somos participantes do mesmo Mistério, em Cristo Jesus, que estava em tudo e em todos desde o princípio.
A boca fala daquilo que o coração é cheio e a mudança de mentalidade só é possível se todos nós brasileiros termos a mesma mentalidade, o mesmo pensamento, através da religiosidade, sendo assim a Instituição Católica Apostólica Romana se propõe o papel de unificar as diversidades culturais e criar unidade em meio às tendências contrárias ao pensamento de respeito ao próximo. Mudando a cultura de que um ser é inferior ao outro. Sendo possível através do Espírito Santo presente na Igreja Católica com a graça de Deus. E quanto a xenofobia local contra os maranhenses, o caminho é a conscientização de cada um que saímos do mesmo lugar. Somos parte do mesmo Mistério.
Lembrando que o Brasil foi descoberto em 1500 e que os nossos antepassados vieram migrando dos mesmos locais.
Quem crê na Teoria de Darwim
vê que somos parentes dos mesmos ancestrais. Ou quem crê em Deus, como dizia São João Paulo II, -Darwim
não basta para explicar a origem do homem. Quem crê que somos descendentes de Adão e Eva, defende a conversão para enxergar o próximo com o mesmo amor que Deus o enxergaria. Com a mesma medida que uma pessoa mede, será medida. Palavras de respeito gera respeito. No entanto, a Teologia e as autoridades religiosas encorajam um diálogo franco e respeitoso com os saberes e a cultura científica do nosso tempo.
Eu fico com aquilo que o meu mestre maior disse Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida
revelado na fonte primitiva.
Etimologicamente o caminho é através do Querigma pois sabemos que todo homem é capaz de Deus e foi colocado no coração do homem o desejo de conhecê-lo, como disse Santo Agostinho.
A palavra de Deus e seu sopro estão na origem do ser e de toda criatura. O Sensus Fidelium, a apreciação sobrenatural da fé por parte de todo o povo, nos revela isso. Somos todos membros do Corpo Místico do Criador.
Dependemos uns dos outros. A palavra tem força para mudar mentes. A Liturgia da Igreja é geradora e formadora de culturas e assim a cultura formada seria de que somos iguais, não importa o formato e aparência que nosso corpo têm. Todos nascemos com a semente de Deus, mas alguns o aceitam e outros não, pelo livre arbítrio.
Os psicólogos dizem se assuma e Jesus Cristo diz: me assuma e eu te darei a Paz. Ver o próximo com os olhos de Deus, como irmãos.

Amanhecer na Serra do Cachimbo